Bem-vindos ao Maketing de Recomendação
“Esqueça a era da Informação. Mais do que informação o ambiente corporativo vive hoje a era da recomendação”, afirma Alessandro Lima da empresa E-Life.
Na era da commoditização, os consumidores estão cada vez mais sedentos por informações sobre os produtos e serviços. Os fatores intangíveis que acercam um produto são fatores determinantes numa decisão de compra. De acordo com pesquisas da PowerReviews, 90% dos compradores on-line lêem recomendações de outros consumidores antes de uma decisão de compra. E esses são os mesmos que vão gerar mais recomendações, formando um movimento de informações fundamental nas estratégias de marketing das empresas.
A “questão definitiva” é: Você recomendaria meu produto ou serviço para outras pessoas? A responsabilidade para uma resposta positiva a esta questão hoje é das empresas que devem estar “antenadas” ao que é necessário para uma boa estratégia de Marketing de Recomendação. Podemos citar como fatores essenciais à satisfação:
- A qualidade do serviço prestado e a superação das expectativas dos compradores;
- O nível de atendimento e a atenção atribuída ao cliente durante o ato da compra.
“Esqueça a era da Informação. Mais do que informação o ambiente corporativo vive hoje a era da recomendação”, afirma Alessandro Lima da empresa E-Life.
Na era da commoditização, os consumidores estão cada vez mais sedentos por informações sobre os produtos e serviços. Os fatores intangíveis que acercam um produto são fatores determinantes numa decisão de compra. De acordo com pesquisas da PowerReviews, 90% dos compradores on-line lêem recomendações de outros consumidores antes de uma decisão de compra. E esses são os mesmos que vão gerar mais recomendações, formando um movimento de informações fundamental nas estratégias de marketing das empresas.
A “questão definitiva” é: Você recomendaria meu produto ou serviço para outras pessoas? A responsabilidade para uma resposta positiva a esta questão hoje é das empresas que devem estar “antenadas” ao que é necessário para uma boa estratégia de Marketing de Recomendação. Podemos citar como fatores essenciais à satisfação:
- A qualidade do serviço prestado e a superação das expectativas dos compradores;
- O nível de atendimento e a atenção atribuída ao cliente durante o ato da compra.
Existem 3 “p´s” básicos para o Marketing de Recomendação:
- Pessoas
- Processos
- Prontidão (Prazo)
Cito este último como fundamental na diferenciação dos serviços. Os produtos se diferenciam pelo design e os serviços pela prontidão, que é medida pela variável tempo.
Sua empresa está pronta para aproveitar as mudanças da era do Marketing da Recomendação?
A Internet com certeza é o seu canal gerador de informações e recomendações. Por isso os sites precisam estar recheados de recomendações e sem a burocracia dos sites corporativos. Afinal, quem busca informações não quer conversar com paredes. Em geral, queremos compartilhar as alegrias e tristezas com outras pessoas. Por isso acredito que o desafio das empresas é saber HUMANIZAR seu negócio e fazer dele um canal de contato entre os seus clientes, linkando pessoas a outras pessoas e não à paredes.
Fonte: Thiago Ferrari
Na era da commoditização, os consumidores estão cada vez mais sedentos por informações sobre os produtos e serviços. Os fatores intangíveis que acercam um produto são fatores determinantes numa decisão de compra. De acordo com pesquisas da PowerReviews, 90% dos compradores on-line lêem recomendações de outros consumidores antes de uma decisão de compra. E esses são os mesmos que vão gerar mais recomendações, formando um movimento de informações fundamental nas estratégias de marketing das empresas.
A “questão definitiva” é: Você recomendaria meu produto ou serviço para outras pessoas? A responsabilidade para uma resposta positiva a esta questão hoje é das empresas que devem estar “antenadas” ao que é necessário para uma boa estratégia de Marketing de Recomendação. Podemos citar como fatores essenciais à satisfação:
- A qualidade do serviço prestado e a superação das expectativas dos compradores;
- O nível de atendimento e a atenção atribuída ao cliente durante o ato da compra.
“Esqueça a era da Informação. Mais do que informação o ambiente corporativo vive hoje a era da recomendação”, afirma Alessandro Lima da empresa E-Life.
Na era da commoditização, os consumidores estão cada vez mais sedentos por informações sobre os produtos e serviços. Os fatores intangíveis que acercam um produto são fatores determinantes numa decisão de compra. De acordo com pesquisas da PowerReviews, 90% dos compradores on-line lêem recomendações de outros consumidores antes de uma decisão de compra. E esses são os mesmos que vão gerar mais recomendações, formando um movimento de informações fundamental nas estratégias de marketing das empresas.
A “questão definitiva” é: Você recomendaria meu produto ou serviço para outras pessoas? A responsabilidade para uma resposta positiva a esta questão hoje é das empresas que devem estar “antenadas” ao que é necessário para uma boa estratégia de Marketing de Recomendação. Podemos citar como fatores essenciais à satisfação:
- A qualidade do serviço prestado e a superação das expectativas dos compradores;
- O nível de atendimento e a atenção atribuída ao cliente durante o ato da compra.
Existem 3 “p´s” básicos para o Marketing de Recomendação:
- Pessoas
- Processos
- Prontidão (Prazo)
Cito este último como fundamental na diferenciação dos serviços. Os produtos se diferenciam pelo design e os serviços pela prontidão, que é medida pela variável tempo.
Sua empresa está pronta para aproveitar as mudanças da era do Marketing da Recomendação?
A Internet com certeza é o seu canal gerador de informações e recomendações. Por isso os sites precisam estar recheados de recomendações e sem a burocracia dos sites corporativos. Afinal, quem busca informações não quer conversar com paredes. Em geral, queremos compartilhar as alegrias e tristezas com outras pessoas. Por isso acredito que o desafio das empresas é saber HUMANIZAR seu negócio e fazer dele um canal de contato entre os seus clientes, linkando pessoas a outras pessoas e não à paredes.
Fonte: Thiago Ferrari
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